sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Misericórdia e vida


Infelizmente muitos dos que se dizem cristãos não chegam a fazer isto e vivem obcecados pelos mandamentos, dos quais defendem ferozmente os princípios sem chegar a praticá-los, não tendo a menor experiência do que é a oração, o olhar de Cristo sobre eles, a familiaridade com Ele, o abandono à sua misericórdia. Deste modo, acabam carregando os ombros de quem está ao seu lado como pesados fardos de leis e regras... Mas encontram-se tão distantes do essencial: o amor e a misericórdia de Deus.

Comunidade Bethania

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

SETEMBRO MÊS DA BIBLIA


“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 119, 105)

Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.

O que é a Bíblia?
A palavra Bíblia vem do grego, ela significa “coleção de livros”, ela contém a história da Salvação e como uma “grande carta” enviada por Deus a todos os seus filhos e filhas com um plano que Deus preparou a cada um de nós.


Quando começou e terminou de ser escrita a Bíblia e quem a escreveu?
A Bíblia começou a ser escrita aproximadamente 1.300 anos a.C com as traduções orais (transmitida de pessoa a pessoa).
Por volta de 722 a.C começou as primeiras redações do Pentateuco (cinco primeiros livros da Bíblia).
A bíblia terminou de ser escrita por volta do ano 100 d.C com o Apostolo João. Ela foi escrita por várias pessoas, mas foi inspirada unicamente por Deus.
A Bíblia possui três idiomas de origem: hebraico, aramaico e o grego. Hoje traduzida a diversos idiomas e o livro mais lido em todo mundo.

COMO A BIBLIA E FORMADA
A Bíblia e formada por 73 livros sagrados, desses 73 livros – 46 constituem o Antigo Testamento e 27 constituem o Novo Testamento.
A palavra testamento significa ALIANÇA, alianças que Deus fez com os homens.
Inicia em Gênesis capitulo 1, Versículo 1 e termina com Apocalipse capitulo 22, versículo 21.
Ao lermos a Bíblia não devemos interpretá-la de qualquer modo, os grandes estudiosos nos instrui para iniciarmos a leitura da Bíblia pelo livro dos Atos dos Apóstolos, pois nele o Projeto de Deus já está realizado.

Alguns conselhos práticos para quem quer ler, conhecer e viver segundo a Bíblia:
• 1) Pedir sempre ajuda ao Espírito Santo, isto é, iniciar sempre com uma oração;
• 2) Começar pelos livros e textos mais fáceis, ou seja, os Evangelhos, Atos dos Apóstolos, pois nele o projeto de Deus já está realizado…;
• 3) Ler e meditar um texto por dia (não é a quantidade que importa, mas a qualidade);
• 4) Procurar descobrir o contexto em que o texto foi escrito, ou seja: por que e para quem o texto foi escrito;
• 5) Anotar na sua Bíblia os textos que mais chamam a atenção;
• 6) Quando encontrar textos difíceis, passar adiante, deixar estes textos para quando participar de um curso ou quando encontrar pessoas que podem ajudar a explicar;
• 7) Atualizar o texto para hoje: colocá-lo em prática na vida. Celebrar e rezar a Bíblia e a vida. Viver a Palavra!

João nos fala no capitulo 21, versículo 25 o seguinte:
Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever.