quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mensagem de Natal da Isneide Mirandola

Vou a Belém

Tudo anuncia a chegada do Natal de Jesus. Pinheirinhos, coroas, guirlandas, luzes, velas, Papais-Noéis, hinos festivos, presépios, símbolos por todos os lados, nas casas, nas ruas, nas lojas, nas igrejas. Vivemos um clima especial, de convite à festa do grande aniversariante do mês, Jesus.
Quem pode ficar indiferente se tudo fala de Natal, de amor, de paz, de acolhimento? Quem não se toca ao escutar, em todos os ambientes, músicas suaves, encantadoras, que falam ao coração, quase divinais.
Também eu quero ir a “Belém”, aprender com Maria a acolher em silêncio o mistério de um Deus que se faz criança, sem deixar de ser Deus.
Também eu quero ir a “Belém” revestir-me da humildade de Maria para colocar o Menino Jesus na gruta do meu coração, envolvê-lo nos panos do meu carinho, aquecê-lo com o calor de minha fé.
Também eu quero ir a “Belém” fazer-me manjedoura para acolher o alimento mais precioso, a comida da vida eterna.
Também eu quero ir a “Belém” aprender com José a sua grandeza e simplicidade de estar ao lado de Maria, estender a mão ao pequeno Menino e assumi-lo integralmente, apesar do mistério insondável, não revelado.
Também eu quero ir a “Belém” para aquecer o ambiente como os animais, o burrinho, a vaquinha, as ovelhinhas e, numa atitude de espanto, admiração e estupefação permanecer em silêncio, ruminando as maravilhas dos desígnios de Deus que escolhe o inusitado e surpreendente para revelar-se - o lugar e o ambiente mais simples e humilde possível.
Também eu quero ir a “Belém” para ouvir os anjos do céu cantarem: glória a Deus no céu e paz na terra aos homens amados por Deus; glória a Deus no céu, paz na terra aos homens de boa vontade.
Também eu quero ir a “Belém” juntar-me aos pastores numa vigília de amor e estupefação, para contemplar o milagre do amor, o milagre a simplicidade, da ternura, da Vida e para ouvir o Jesus Menino falar ao meu coração.
Também eu quero ir a “Belém” para experimentar uma noite única, onde não se fez trevas em nenhum momento, onde a luz não foi acesa pelos homens e também não vem de candelabros nem de lamparinas, mas de um ente pequenino que é a própria Luz.
Também eu quero ir a “Belém” esperar a estrela e, então, me juntar aos magos do oriente e com eles pôr-me de joelhos, adorar, em profundo estado de amor; quero também oferecer presentes, o meu presente: minha casa, minha fé e, sobretudo, meu amor, ainda que o Pequenino esteja dormindo na manjedoura, ou no colo de Maria, ou nos braços de José.
Também eu quero ir a “Belém”, quero ir descalço de toda a sabedoria humana, de todo o desejo de entender, de perguntar, mas apenas para contemplar.
Sim, quero ir a “Belém” ficar longo tempo, se possível muito tempo, sem proferir palavras, sem fazer perguntas, quero somente estar com Ele, com sua Mãe e seu pai José.
Sim, quero ir a “Belém” e gostaria de ir em companhia de muitos amigos, ou que comigo fossem todos os meus amigos, mas, se não puderem ir, irei de qualquer modo, mesmo sozinho.
Também eu quero ir a “Belém”, e como “Belém” fica a quatro semanas de distância, desde já me ponho a caminho.

P. Xiko

Um comentário:

  1. Que lindo Loira.È necessário repensarmos nossos sentimentos nesta ocasião de Natal porque Natal significa, nascimento, renovação, recomeço,ou talvez apenas começo.Começo de nova caminhada, de novos entendimentos, de nova compreensão do porquê estarmos aqui, quais nossas tarefas, quais nossas reais necessidades,descobrir com vontade firme e perseverante nossas capacidades interiores de sermos pessoas melhores, de aprendermos a ser pessoas mais tolerantes, mais misericordiosas, mais companheiras de nossos companheiros de jornada porque nunca caminhamos sozinhos. Decolores Tania

    ResponderExcluir