sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

postado por Tania

RUMO A GRUTA DE BÉLEM“ QUE O NATAL NÃO SEJA DO PAPAI NOEL.
DEIXEMOS QUE O ANIVERSARIANTE VENHA COM TODA A LUZ”

Estamos numa caminhada crescente, gradativa, para o Natal do Senhor. O tempo do Advento é marcado por um momento de expectativa: o Senhor Jesus que veio e que vem. Portanto, são dois momentos fortes de reflexão. As leituras bíblicas, especialmente os evangelhos, reforçam o aspecto da vigilância como atitude contínua de quem se prepara para a chegada do senhor.
O 1º e o 2º domingos do Advento nos levam a refletir sobre a segunda vinda de Jesus, a parusia. O 3º e 4º domingos, são uma preparação imediata para o Santo Natal. A cada domingo Deus nos dá uma mensagem.
No 1º domingo do Advento a mensagem é:vigiai.
O 2º domingo do Advento nos trás uma mensagem, um apelo fortíssimo de conversão: “Convertei-vos. O reino de Deus está próximo!”
O 3º domingo do Advento, também conhecido como domingo GAUDETE (alegria), apresenta os tempos messiânicos e fala de alegria, de esperança, de tempo de graça, da chegada do Messias.
No 4º domingo do Advento, às portas do natal, somos convidados a acolher aquele que vem ao nosso encontro. O SENHOR ESTÁ À NOSSA PORTA E BATE!
Evangelizar é preciso também no Natal, para que nos lembremos o sentido maior desta festa. Neste peregrinar nós temos o amparo dos Santos e de Nossa Senhora; não para o passado, tentando encontrar Jesus na gruta de Belém do “ontem”, mas é um peregrinar para a gruta de Belém do “amanhã”, onde nós, de fato, devemos contemplar Deus face a face.
A estrela, a luz, brilhou para todos, não brilhou só para os três reis magos. Eles não tiveram um céu particular.
A estrela, a luz foi comum a todos, mas somente aqueles que estavam desprovidos, vigilantes, esvaziados do mundo, conseguiram perceber.
Os pastores perceberam o sinal e foram até a gruta. Os magos, vendo o sinal, seguiram até Jesus. Herodes teve as mesmas chances: culto, teve o ensinamento desses próprios magos, mas ao invés de aceitar Jesus, mandou dizimar todos os recém nascidos.
Os antigos padres da Igreja ensinavam que a gruta de Belém, fim último de todos nós, é uma gruta muito pequena e o próprio Jesus a descreveu numa imagem da porta estreita.
Santo Ambrósio disse:”Para entrar na gruta e ver o pobre entre os pobres, só passará pela porta quem for humilde de coração,quem for despojado de toda a arrogância, de toda empáfia, porque Deus se fez homem para fazer do homem um Deus”.
Que o Natal não seja do papai Noel. Deixemos que o aniversariante venha com toda a luz, com todo o brilho e com toda libertação. Que , de fato, este Natal seja um encontro pessoal com Jesus. Seja uma entrada na gruta de Belém, e que ao sairmos desta gruta como os pastores, saiamos renovados e dispostos a construir um mundo solidário, mais justo e mais fraterno.

TextoPe. Reginaldo Manzotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário